Preparamos 05 dicas para você pilotar sua moto com mais segurança. Leia nossa matéria no blog da Colombo Motors e saiba mais.

5 dicas para você pilotar sua moto com mais segurança

No dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no trânsito. Com isso, o mês de maio tornou-se uma referência mundial em conscientização da segurança no trânsito.

Há quem diga que pilotar moto é perigoso, entretanto, isso não passa de um paradigma social preconceituoso a respeito da condução de motocicletas no trânsito, já que a responsabilidade da segurança na estrada é de todos.

A condução da sua moto não precisa e nem deve ser considerada arriscada, basta que todo motociclista siga as normas de segurança no trânsito.

Preparamos 05 dicas para você pilotar sua moto com mais segurança:

 

1 - Manutenção do veículo e utilização dos equipamentos de segurança

Mantenha a manutenção da sua motocicleta em dia: verifique regularmente os pneus, freios, óleo do motor, corrente, bateria e filtros. Uma moto com tudo em dia realiza as sinalizações corretas e mantém o funcionamento contínuo do motor, o que previne acidentes. 

Atenção aos itens de proteção pessoal. O capacete é obrigatório para o condutor e passageiro de motocicleta. A jaqueta de proteção também pode ser considerada um equipamento de segurança, pois protege a pele em caso de queda. Calças, luvas e calçados adequados também fazem parte de itens de segurança ao motociclista. 

 

2 - Condução calma e segura

A liberdade pode empolgar, mas é importante manter-se consciente. Se trata de evitar costurar nos espaços entre os carros no trânsito para poupar tempo.

Dirigir com calma é essencial. Quando se tem pressa você fica suscetível ao erro e acaba se colocando em risco. Planeje suas viagens e a sua rotina para que tenha tempo de sobra e não se preocupe com o trânsito.

       

3 - Informação sobre o trajeto a ser percorrido

Ao pegar a estrada para viajar, é importante planejar paradas estratégicas de descanso. Viajar de moto é uma experiência incrível, por isso, pausas são tão importantes para manter-se no trajeto de forma tranquila e segura.

Além disso, antes de sair de casa é importante se informar sobre seu o percurso  e se há alguma instabilidade, como buracos na pista, pedras, óleo, faixas escorregadias em dias de chuva. 

 

4 - Prática da empatia no trânsito

Pense que todos nós queremos chegar em casa no fim de um dia longo de trabalho. Quanto mais nos colocamos no lugar dos outros, passamos a ter mais respeito e compreensão de que a colaboração é o melhor caminho para ter um trânsito seguro.

 

5 - Permanência no campo de visão de todos

Esse é um ponto muito importante que motociclistas e motoristas devem prestar muita atenção no trânsito. Todos os veículos têm pontos cegos nos espelhos retrovisores e, como uma moto é menor, é mais fácil de se “esconder” nesses pontos.

Por isso, evite ficar nos pontos cegos do outro veículo, para não ser atingido acidentalmente.

 

 

Gostou dessa matéria? Você pode conferir mais conteúdos da Colombo Motors em nossas redes sociais – Facebook e Instagram.

Já pensou em comprar uma moto para ter uma locomoção mais prática e econômica no seu dia a dia? Venha conhecer os modelos da Colombo Motors, temos motos novas e seminovas à venda para você escolher o modelo que mais se encaixa no seu orçamento.