Moto Elétrica

Guia para iniciantes de motos elétricas: tudo o que você precisa saber!

 

Se você é novato no mundo sobre duas rodas, ou se passou de fase para a era das motos elétricas, mas tem dúvidas sobre como esse mundo funciona, fique tranquilo. Desenvolvemos um “Guia para iniciantes de motos elétricas” com dicas que consideramos ser fundamentais para quem planeja adotar essa nova rotina. Confira!

 

Moto elétrica precisa de CNH?

Essa é uma questão frequente. A Lei Federal indica a necessidade de CNH ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) para motos até 50cc ou Elétricas. Além disso, é importante que você saiba que é necessário o emplacamento sim.

 

Como carregar a sua moto elétrica?

Outra dúvida clássica que possui uma resposta simples.

Para carregar, é preciso desligar a moto e conectar a bateria a uma tomada, conforme a tensão específica 110 v ou 220 v.

Dica de Ouro: Uma forma de prolongar a vida útil da bateria é carregar somente quando a carga estiver abaixo de 40%

 

Quais cuidados devem ser tomados com a moto elétrica?

Diferente das motos convencionais, o motor elétrico não exige troca de óleo, velas de ignição, filtros etc. Ainda assim, alguns cuidados são necessários. Listamos cinco ações essenciais para a boa preservação da sua moto elétrica:

1- Mantenha a bateria sempre carregada para não correr o risco de queimar o sistema elétrico da moto ou partes dele.

2- Fique atento à ignição e periodicamente faça uma limpeza com produto apropriado, afinal a ignição gera a faísca que liga a moto e não pode estar oxidada.

3- Verifique se o sistema de refrigeração não acumulou folhas, galhos ou sujeira atrapalhando a passagem de ar. Caso seja refrigeração à água, mantenha sempre o nível indicado no manual.

4- O ideal é fazer uma limpeza na parte elétrica da moto, duas vezes na semana, para isso, basta passar um pano úmido, seguido de outro seco.

5- Evite deixar exposta a parte elétrica da moto, assim os protetores das partes elétricas ficam intactos. Isso impede que pegue poeira, água ou umidade e previne problemas no futuro.

Posso usar a moto elétrica em dias chuvosos?

Você pode andar na chuva com a moto elétrica, mas precisará adotar alguns cuidados para não estragar a sua moto, principalmente o motor.

O indicado é usar em dias de chuva leve, evitando andar em enxurrada, colunas de água e poças de água. Além disso, ao chegar no destino, é preciso abrir o compartimento da bateria e verificar a controladora, se não ficou resíduos de água. Observe o compartimento, caso tenha entrado água, o ideal é secar. Assim você pode usar sua moto em dias de chuva e manter a durabilidade.

 

Tem assistências especializadas caso eu precise?

Sim! Comprando a sua moto elétrica na Colombo Motors você pode respirar aliviado, pois é possível trocar as peças em uma das nossas assistências técnicas especializadas.

Temos mais de 400 assistências credenciadas em todo sul e sudeste do Brasil. Você encontra nossas assistências clicando diretamente aqui e informando a sua cidade!

 

Por que escolher a moto elétrica?

Além de você dar adeus aos postos de combustível, a moto elétrica proporciona uma redução de custos com manutenção anual muito expressiva, já que não é necessário todo aquele cuidado das motos convencionais. Além disso, o motor elétrico gasta menos energia do que os combustíveis fósseis.

 

Agora que você aprendeu muito sobre essas máquinas, acelere sua elétrica conosco! Aqui na Colombo Motors, o atendimento é agilizado e as formas de pagamento são facilitadas para você não deixar suas conquistas para depois.

Para mais novidades e conteúdos da Colombo Motors, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram.